Lean & Quality Tools

(Ferramentas para Melhoria e Qualidade)

Nós temos as melhores ferramentas para a qualidade

O QUE É LEAN & QUALITY TOOLS?

O QUE É LEAN?

Embora não exista uma definição única de Metodologia Lean, há uma série de ferramentas, conceitos e princípios-chave que podem complementar nossa visão do processo, produção e pensamento Lean.

 

Lean inclui uma ampla gama de princípios e ferramentas com o objetivo de identificar e remover resíduos para aumentar a velocidade do processo. Em termos mais claros, as práticas Lean buscam maximizar o valor para o cliente ou cliente, minimizando o desperdício de todos os tipos.

 

O QUE SÃO OS "DESPERDÍCIOS" NO LEAN?

Os 7 resíduos, em Lean, são considerados a raiz de toda a atividade não lucrativa dentro de uma organização. A maneira mais fácil de descrever o desperdício no contexto da metodologia Lean é como “Algo que não agrega valor”.

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QUAIS FERRAMENTAS PODEMOS APLICAR PARA SEU NEGÓCIO?

A seguir uma lista completa de todas as nossas ferramentas da Qualidade, que ajudarão você a reduzir custos.

  • 5S E 5S Digital

    O que é o 5S?

    Basicamente é a organização do ambiente de trabalho. Isso é feito atra'ves de 5 frentes:

    - Classificar (eliminar o que não é necessário)

    - Definir em ordem (organizar os itens restantes)

    - Brilho (limpe e inspecione a área de trabalho)

    - Padronizar (escrever padrões acima)

    - Sustentar (aplicar regularmente os padrões)

     

    Como o 5S ajuda?

    Elimina o desperdício resultante de uma área de trabalho mal organizada (por exemplo, desperdiçando tempo procurando uma ferramenta).

  • Andom

    O que é o Andon?

    Sistema de feedback visual para o chão de fábrica que indica o status da produção, alerta quando a assistência é necessária e capacita os operadores a interromper o processo de produção.

     

    Como o Andon ajuda?

    Atua como uma ferramenta de comunicação em tempo real para o chão de fábrica, que traz atenção imediata aos problemas à medida que eles ocorrem - para que possam ser abordados instantaneamente.

  • Análise de Gargalo

    O que é análise de gargalos?

    Identifique qual parte do processo de fabricação limita a taxa de transferência geral e melhore o desempenho dessa parte do processo.

     

    Como o Bottleneck Analysis ajuda?

    Melhora a produtividade fortalecendo o elo mais fraco no processo de fabricação.

  • Fluxo Contínuo

    O que é fluxo contínuo?

    Fabricação onde o material em processo flui suavemente pela produção com o mínimo (ou nenhum) de buffers entre as etapas do processo de fabricação.

     

    Como o fluxo contínuo ajuda?

    Elimina muitas formas de desperdício (por exemplo, estoque, tempo de espera e transporte).

  • Gemba (O lugar real)

    O que é o Gemba?

    Uma filosofia que nos lembra de sair de nossos escritórios e passar tempo no chão de fábrica - o lugar onde a ação real ocorre.

     

    Como o Gemba ajuda?

    Promove uma compreensão profunda e completa dos problemas de manufatura do mundo real - pela observação em primeira mão e conversando com os funcionários do chão de fábrica.

  • Heijunka (escalonamento de níveis)

    O que é o Heijunka?

    Uma forma de programação de produção que propositadamente fabrica em lotes muito menores, sequenciando (misturando) variantes de produtos dentro do mesmo processo.

     

    Como o Heijunka ajuda?

    Reduz os lead times (já que cada produto ou variante é fabricado com mais freqüência) e estoque (já que os lotes são menores).

  • Jidoka (Autonomação)

    O que é o Jidoka?

    Projete equipamentos para automatizar parcialmente o processo de fabricação (a automação parcial é normalmente muito mais barata que a automação total) e para parar automaticamente quando os defeitos são detectados.

     

    Como o Jidoka ajuda?

    Depois do Jidoka, os trabalhadores podem monitorar frequentemente várias estações (reduzindo os custos de mão de obra) e muitos problemas de qualidade podem ser detectados imediatamente (melhorando a qualidade).

  • Just-in-time (JIT)

    O que é just-in-time?

    Puxar peças através da produção com base na demanda do cliente, em vez de empurrar peças através da produção com base na demanda projetada. Depende de muitas ferramentas enxutas, como Fluxo Contínuo , Heijunka , Kanban , Trabalho Padronizado e Tempo Takt .

     

    Como o Just-In-Time ajuda?

    Altamente eficaz na redução dos níveis de estoque. Melhora o fluxo de caixa e reduz os requisitos de espaço.

  • Kaizen (Melhoria Contínua)

    O que é Kaizen?

    Uma estratégia em que os funcionários trabalham juntos de maneira proativa para obter melhorias regulares e incrementais no processo de fabricação.

     

    Como o Kaizen ajuda?

    Combina os talentos coletivos de uma empresa para criar um mecanismo para eliminar continuamente o desperdício dos processos de fabricação.

  • Kanban (Sistema Puxado)

    O que é Kanban?

    Um método de regular o fluxo de mercadorias dentro da fábrica e com fornecedores e clientes externos. Baseado em reabastecimento automático através de cartões de sinal que indicam quando mais bens são necessários.

     

    Como o Kanban ajuda?

    Elimina desperdício de estoque e superprodução. Pode eliminar a necessidade de inventários físicos (em vez disso, confiar em placas de sinal para indicar quando mais mercadorias precisam ser solicitadas).

  • KPIs (Key Performance Indicators)

    Quais são os KPIs?

    Métricas projetadas para rastrear e incentivar o progresso em direção a metas críticas da organização. Os KPIs fortemente promovidos podem ser condutores de comportamento extremamente poderosos - por isso, é importante selecionar cuidadosamente os KPIs que conduzirão ao comportamento desejado.

     

    Como os KPIs ajudam?

    Os melhores KPIs de fabricação:

    - Estão alinhados com os objetivos estratégicos de alto nível (ajudando assim a atingir esses objetivos)

    - São eficazes na exposição e quantificação de resíduos (o OEE é um bom exemplo)

    - São prontamente influenciados pelos funcionários do chão de fábrica (para que possam gerar resultados).

  • Muda (Resíduos)

    O que é a Muda?

    Qualquer coisa no processo de fabricação que não agregue valor da perspectiva do cliente.

     

    Como o Muda ajuda?

    Não faz. Muda significa "desperdício". A eliminação de muda (desperdício) é o foco principal da manufatura enxuta.

  • Hoshin Kanri (Implantação de Políticas)

    O que é o Hoshin Kanri?

    Alinhar os objetivos da empresa (Estratégia), com os planos de gerência média (Táticas) e o trabalho realizado no chão de fábrica (Ação).

     

    Como o Hoshin Kanri ajuda?

    Assegura que o progresso em direção a metas estratégicas seja consistente e completo - eliminando o desperdício resultante da má comunicação e da direção inconsistente.

  • Fluxograma

    O que é Fluxograma?

    É uma representação gráfica de um procedimento, problema ou sistema, cujas etapas ou módulos são ilustrados de forma encadeada por meio de símbolos geométricos interconectados.

     

    Como o Fluxograma Ajuda?

    Ele auxilia na identificação do melhor caminho que o produto ou serviço irá percorrer no processo, ou seja, mostra as etapas sequenciais do processo, utilizando símbolos que representam os diferentes tipos de operações.

  • Diagrama Ishikawa (Espinha de Peixe)

    O que é Diagrama Ishikawa?

    O Diagrama de Ishikawa apresenta a relação existente entre o resultado indesejado ou não conforme de um processo (efeito) e os diversos fatores (causas) que podem contribuir para que esse resultado tenha ocorrido.

     

    Como o Diagrama Ishikawa ajuda?

    O diagrama de Ishikawa tem como objetivo identificar as possíveis causas de um problema e seus efeitos, relacionando o efeito a todas as possibilidades (causas) que podem contribuir para o problema tenha ocorrido.

  • Diagrama de Pareto

    O que é o Diagrama de Pareto?

    Diagrama de Pareto é um recurso gráfico utilizado para estabelecer uma ordenação (da maior para a menor, por exemplo) nas causas de um determinado problema ou não conformidade.

     

    Como o Diagrama de Pareto ajuda?

    Ele permite a priorização dos problemas, procurando levar a cabo o princípio de Pareto (80% das consequências advêm de 20% das causas), isto é, há muitos problemas sem importância diante de outros mais graves.

  • Eficiência Geral do Equipamento (OEE)

    O que é a eficácia geral do equipamento?

    Estrutura para medir a perda de produtividade para um determinado processo de fabricação. Três categorias de perda são rastreadas:

    - Disponibilidade (por exemplo, tempo de inatividade)

    - Desempenho (por exemplo, ciclos lentos)

    - Qualidade (por exemplo, rejeita)

     

    Como a eficácia geral do equipamento ajuda?

    Fornece uma referência / linha de base e um meio de acompanhar o progresso na eliminação de resíduos de um processo de fabricação. 100% OEE significa produção perfeita (fabricando apenas peças boas, o mais rápido possível, sem tempo de inatividade).

  • PDCA (planejar, fazer, verificar, agir)

    O que é o PDCA?

    Uma metodologia iterativa para implementar melhorias:

    - Planejar (estabelecer plano e resultados esperados)

    - Faça (implemente plano)

    - Verifique (verifique os resultados esperados obtidos)

    - Aja (revise e avalie; faça novamente)

     

    Como o PDCA ajuda?

    Aplica uma abordagem científica para fazer melhorias:

    - Planeje (desenvolva uma hipótese)

    - Do (executar experimento)

    - Verificar (avaliar resultados)

    - Aja (refine sua experiência; tente novamente)

  • Poka-Yoke (prova de erros)

    O que é o Poka-Yoke?

    Projetar detecção e prevenção de erros nos processos de produção com o objetivo de alcançar zero defeitos.

     

    Como o Poka-Yoke ajuda?

    É difícil (e caro) encontrar todos os defeitos através da inspeção, e corrigir defeitos normalmente fica significativamente mais caro em cada estágio da produção.

  • Análise de Causa Raiz

    O que é Análise de Causa Raiz?

    Uma metodologia de solução de problemas que enfoca a resolução do problema subjacente em vez de aplicar correções rápidas que tratam apenas os sintomas imediatos do problema. Uma abordagem comum é perguntar por que cinco vezes - cada vez que se aproxima um passo para descobrir o verdadeiro problema subjacente.

     

    Como o Root Cause Analysis ajuda?

    Ajuda a garantir que um problema seja realmente eliminado pela aplicação de ações corretivas à “causa raiz” do problema.

  • Redução de Tempo de Setup (SMED)

    O que é troca de dados em um minuto?

    Reduza o tempo de configuração (comutação) para menos de 10 minutos. Técnicas incluem:

    - Converter etapas de configuração para serem externas (executadas enquanto o processo está em execução)

    - Simplifique a configuração interna (por exemplo, substitua os parafusos por alavancas e alavancas)

    - Eliminar operações não essenciais

    - Criar instruções de trabalho padronizadas

     

    Como o Single-Minute Exchange of Dies ajuda?

    Permite a fabricação em lotes menores, reduz o estoque e melhora a capacidade de resposta do cliente.

  • Seis Grandes Perdas

    O que são seis grandes perdas?

    Seis categorias de perda de produtividade quase universalmente experimentadas na fabricação:

    - Separação

    - Setup / Ajustes

    - Pequenas paradas

    - Velocidade reduzida

    - Rejeições de inicialização

    - Rejeições de produção

     

    Como o Six Big Losses ajuda?

    Fornece uma estrutura para atacar as causas mais comuns de desperdício na fabricação.

  • Objetivos SMART

    O que são metas SMART?

    Metas que são: Específicas, Mensuráveis, Alcançáveis, Relevantes e Específicas do Tempo.

     

    Como os objetivos do SMART ajudam?

    Ajuda a garantir que as metas sejam eficazes.

  • Trabalho Padronizado

    O que é trabalho padronizado?

    Procedimentos documentados para fabricação que capturam as melhores práticas (incluindo o tempo para concluir cada tarefa). Deve ser uma documentação “viva” que é fácil de mudar.

     

    Como o trabalho padronizado ajuda?

    Elimina o desperdício, aplicando consistentemente as melhores práticas. Forma uma linha de base para futuras atividades de melhoria.

  • Tempo Takt

    O que é o Takt Time?

    O ritmo de produção (por exemplo, fabricando uma peça a cada 34 segundos) que alinha a produção com a demanda do cliente. Calculado como tempo de produção planejado / demanda do cliente.

     

    Como o Takt Time ajuda?

    Fornece um método simples, consistente e intuitivo de produção de ritmo. É facilmente estendido para fornecer uma meta de eficiência para o chão de fábrica (peças reais / peças-alvo).

  • Manutenção Produtiva Total (TPM)

    O que é manutenção produtiva total?

    Uma abordagem holística para manutenção que se concentra na manutenção proativa e preventiva para maximizar o tempo operacional do equipamento. O TPM reduz a distinção entre manutenção e produção, enfatizando fortemente o fortalecimento dos operadores para ajudar a manter seus equipamentos.

     

    Como a Manutenção Produtiva Total ajuda?

    Cria uma responsabilidade compartilhada pelo equipamento que incentiva um maior envolvimento dos trabalhadores do chão de fábrica. No ambiente certo, isso pode ser muito eficaz para melhorar a produtividade (aumentando o tempo de produção, reduzindo os tempos de ciclo e eliminando defeitos).

  • Mapeamento do Fluxo de Valor

    O que é o mapeamento do fluxo de valor?

    Uma ferramenta usada para mapear visualmente o fluxo de produção. Mostra o estado atual e futuro dos processos de uma maneira que destaca as oportunidades de melhoria.

     

    Como o Mapeamento do Fluxo de Valor ajuda?

    Expõe o desperdício nos processos atuais e fornece um roteiro para melhoria através do estado futuro.

  • Gestão à Vista

    O que é Gestão à Vista?

    Indicadores visuais, exibições e controles usados ​​em todas as fábricas para melhorar a comunicação de informações.

     

    Como a Gestão à Vista ajuda?

    Torna o estado e a condição dos processos de trabalho facilmente acessíveis e muito claros - para todos.

  • Folhas de Verificação

    O que são Folhas de Verificação?

    Folhas de Verificação são listas de itens pré-estabelecidos que serão marcados a partir do momento que forem realizados ou avaliados.

     

    Como as Folhas de Verificação Ajudam?

    São usadas para a certificação de que os passos ou itens pré-estabelecidos foram cumpridos ou para avaliar em que nível eles estão. É semelhante a um checklist.

  • Histograma

    O que é Histograma?

    Um histograma é um gráfico de frequência que tem por objetivo ilustrar como uma determinada amostra ou população de dados está distribuída.

     

    Como o Histograma ajuda?

    O Histograma consegue mostrar a distribuição de frequências de dados obtidos por medições periódicas, criando assim uma panorama dos padrões que mais se repetiram em um determinado período de tempo, que servirão como uma análise mais fiel para solução de problemas ou propostas de melhorias.

  • Diagrama de Dispersão

    O que é Diagrama de Dispersão?

    São representações de duas ou mais variáveis que são organizadas em um gráfico, sempre tendo uma em função da outra.

     

    Como o Diagrama de Dispersão ajuda?

    O Diagrama de Dispersão ajuda mostrar o que acontece com uma variável quando a outra muda. Ou seja, é possível encontrar um processo de correlação entre elas, que facilitarão processos de decisão.

  • Controle Estatístico de Processo (CEP)

    O que o Controle Estatístico de Processo (CEP)?

    O Controle Estatístico de Processo (CEP) é usado para mostrar as tendências dos pontos de observação em um período de tempo. É um tipo de gráfico utilizado para o acompanhamento do processo, determinando a faixa de tolerância limitada pela linha superior (limite superior de controle) e uma linha inferior (limite inferior de controle) e uma linha média do processo (limite central), que foram estatisticamente determinadas.

     

    Como o Controle Estatístico de Processo (CEP) ajuda?

    O controle ajuda a manter as melhorias conquistadas, e estabelece um novo patamar para as melhores práticas.

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Utilizamos metodologias e estudos amplamente comprovados e utilizados ao longo dos anos, de autores e best-sellers que fizeram a diferença para milhões de empresas ao redor do mundo. Possuímos selo de qualidade Lean SixSigma e certificação internacional para aplicação de ferramentas Lean e Gestão da Qualidade.

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COMPROMISSO E SERIEDADE

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